Conhecendo o IBM Cognos Express – pt.1
24/06/2010 Deixe um comentário
Baixei a versão trial do IBM Cognos Express para entender melhor do que se trata.
Para quem não sabe, a versão Express seria voltada para pequenas e médias empresas, com menos ferramentas e um pouco mais prática.
Nesta primeira parte irei descrever a parte de instalação e primeiras impressões. Ainda não fui muito a fundo, mas já deu pra ter uma idéia.
A instalação foi tranquila, na base do “Next, Next” . Ele instalou uma instância do informix para servir de content manager.
Ao iniciar, a tela de apresentação é esta:
Ao clicar em concluir, realiza mais algumas instalações e vai pra seguinte:
Note que há uma barra a direita da tela que contém todas as mensagens sobre o andamento dos processos. Imagino que a próxima versão do cognos deverá ter uma tela de administração semelhante a esta.
Este manager gerencia o servico principal. Na opção “Configurar”, é possivel definir o servidor SMTP, para envio de emails e o Active Directory que deverá ser utilizado para autenticação de usuários. Não consegui testar isto.
Também é possível criar usuários aqui no “Manager”. Basta clicar na aba “Usuários”:
Aqui também acho que dá pra ter uma idéia de como será a administração de usuários na próxima versão do cognos (que deve pular para a 10, ao invés da 9, que seria justamente o Express).
Na aba dados, é possível publicar fontes de dados e publicá-las como pacotes. Durante meu teste, criei uma conexão com um banco Sql Server que continha duas tabelas com integridade referencial criada. Publiquei o pacote com estas duas tabelas, mas ele não fez o join. Acredito que o principal objetivo aqui seja possibilitar a publicação de cubos TM1, ou outros, como Analysis Services…
Depois disto, acessei o portal.
Na verdade, o Cognos Connection é igual ao do Cognos 8.4. Tanto a parte de pastas, quanto a área de administração. Tudo igual.
Assim como Report Studio e Query Studio, também com a mesma funcionalidade da versão Full.
Instalei o framework também, que continua client. E também sem novidades.
Estas são as primeiras impressões. Em breve irei testar o funcionamento do Advisor e do Xcelerator.
See ya!!