Customização do portal IBM Cognos Connection

Uma das oportunidades de negócio após a vende de produtos cognos é a customização do portal, porém ela não é devidamente explorada. Isto talvez ocorra porque esta customização não esteja realmente ligada ao conhecimento dos desenvolvedores Cognos. Mas as revendedoras deveriam dar mais atenção a isto, pois ajuda a empresa a incorporar o novo produto.

Na verdade, a customização do portal está mais ligada a área de webdesign. As cores, estilos e imagens são definidos em arquivos CSS (Cascade Style Sheet), onde estão definidas todas as classes e a respectivo configuração.

Para criar um novo estilo, comece copiando um dos estilos nativos do cognos, como por exemplo o “Corporate”. Os arquivos estão localizados em <install location>/c8/webcontent/skins, onde há uma pasta para cada estilo.

Daí pra frente é só ir alterando os arquivos e verificando como ficou. O ideal é que parta do cliente algumas diretrizes corporativas, como cores padrão, imagens de fundo, etc…

Há um tutorial da IBM que mostra onde encontrar a definição de estilo de cada componente no link http://public.dhe.ibm.com/software/dw/dm/cognos/infrastructure/portals/customizing_the_cognos_8_ui.pdf

Anúncios

One Response to Customização do portal IBM Cognos Connection

  1. Samuel disse:

    Reblogged this on Samuel Matioli.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: